• Start
  • blog hello
  • Será que o café faz mal à saúde?
  • Será que o café faz mal à saúde?

    hellorain™
    14 Oct 2023
    Será que o café faz mal à saúde?

    nem todas as pessoas podem tomar café e, mesmo aquelas que podem, existe uma dose máxima por dia para que ele não ofereça prejuízos à saúde


    o café faz parte do dia a dia de muitas pessoas. existem aquelas que não conseguem nem sair de casa sem o famoso cafezinho matinal, ou então, aquelas que não acham que o almoço está completo sem o café no final. seja qual for a sua preferência, o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, sendo que o Brasil é o maior exportador e o segundo maior consumidor, deste produto, que é considerado uma das riquezas brasileiras e muito importante para a economia local.

    o café proporciona inúmeros benefícios à saúde: melhora do metabolismo da glicose, da capacidade cognitiva e do desempenho físico, ajuda a controlar a dor e reduz o risco de desenvolver depressão. mas será que ele faz algum mal?

    café para crianças, pode?


    a academia americana de pediatria recomenda que crianças não consumam produtos com cafeína, ou que a dose não ultrapasse 100mg por dia. uma das razões está no estudo realizado pela swiss national science foundation (snsf), que indica que o consumo de 3 a 4 xícaras de café por dia diminui o sono profundo – algo extremamente importante para o crescimento e fortalecimento muscular – e atrasa o desenvolvimento cerebral. sendo assim, como durante a infância ocorre o amadurecimento e progresso do cérebro, o risco de apresentar problemas posteriores é maior.


    além disso, existem pesquisas que mostram a relação entre o consumo de café e o aumento da obesidade e depressão severa. ainda, a cafeína e os taninos presentes no café reduzem a absorção de alguns nutrientes essenciais para o desenvolvimento, como o ferro e o cálcio. desse modo, mesmo que haja tratamentos em bebês prematuros que utilizam a cafeína, ela não é recomendada para as crianças menores de 2 anos e, a partir dos 6 anos, pode tomar apenas uma xícara de café por dia.


    adultos podem, né?


    ainda há quem pense que o café faz mal, mas ela só é contraindicada em determinados casos:

    estresse

    esta bebida pode estimular o fluxo de hormônios causadores de estresse, sendo assim, altas doses podem prejudicar ainda mais o estresse. em contrapartida, estudos mostram que a cafeína em doses moderadas bloqueia receptor do estresse no cérebro, podendo aliviar os sintomas.


    problemas psiquiátricos

    estudos mostram que o excesso de cafeína pode causar transtorno mental temporário e síndrome de abstinência.


    distúrbios gástricos

    a cafeína pode causar irritações gástricas, provocando dor e desconforto. além disso, quando estimula o sistema nervoso central, ocorre aumento da produção de ácido no estômago, aumentando ainda mais os sintomas de quem está com algum problema gástrico.

    osteoporose avançada

    estudos sugerem que a cafeína reduz de forma significativa a absorção de cálcio. mas, outros indicam que apenas doses acima de 450mg é capaz de ter este efeito, especialmente em mulheres que têm uma dieta pobre deste mineral.


    distúrbios do sono

    como o café é um estimulante do sistema nervoso central, nos mantendo acordados e alertas, o seu consumo é contraindicado para aqueles que apresentam algum distúrbio do sono, como insônia, principalmente perto da hora de dormir. estudos mostram que a ingestão de café até cinco horas antes de dormir reduziu uma hora de sono. inclusive, o consumo desta bebida pode ser uma causa de distúrbio de sono.


    hipersensibilidade à cafeína

    na hipersensibilidade à cafeína a pessoa sente-se inquieta, agitada, com um discreto mal-estar e ansiedade. em seguida, ocorre taquicardia, sensação de zumbido no ouvido e distúrbios visuais. além disso, a musculatura torna-se tensa e trêmula, podendo ocorrer palpitações. desse modo, para pessoas que apresentam estes tipos de sintomas não é recomendado o consumo de café.


    gestantes e lactantes

    no caso de mulheres que estão grávidas ou amamentando, a ciência ainda não entrou em um consenso, alguns acreditam que não há problema, enquanto outros estudos apontam que pode prejudicar o bebê. sendo assim, o melhor é evitar e consultar o médico para receber a orientação.

    beba com moderação

    a fda (food and drug administration) recomenda até 400 mg diárias de café, o que equivale a cerca de 4 ou 5 xícaras por dia. se houver um consumo maior, as chances de trazer prejuízos à saúde são maiores, podendo ocasionar diversos problemas, como insônia, dor de cabeça, que pode se tornar crônica, nervosismo e até dependência da substância.

    no mais, quando não há exageros, o café pode trazer alguns benefícios bem interessantes para o cérebro, como melhora da atenção e concentração e redução do declínio mental que surge com o envelhecimento.

    além disso, estudos mostram que o consumo moderado de café ajuda a reduzir o risco de demência e de desenvolver a doença de parkinson, podendo ser um aliado para melhorar a memória de longo prazo.

    sendo assim, beba com moderação e aproveite todos os benefícios que essa bebida pode nos dar. e é sempre bom lembrar: além da energia que o cafezinho dá, hellobrain também está pronto para ser um grande aliado no seu dia a dia!

    Share this post

    hellorain™
    14 Oct 2023